Wednesday, May 11, 2011

Lua de Fel (Bitter Moon, 1992)





- "Para ela, a visao da lua era amarga. Pra mim, doce como um pessego".

Eh com essas palavras e muitas mais que Oscar (Peter Coyote) narra suas aventuras e desventuras com a bela Mimi (Emanuelle Seigner).

Nigel (Hugh Grant) embarca num cruzeiro com sua esposa Fiona (Kristen Scott Thomas).O casal encontra Mimi (Emanuelle Seigner) e o paralitico Oscar (Peter Coyote). Oscar narra a Nigel sua historia com Mimi e o "dedicado marido" arruma desculpas para sua esposa, a fim de ouvir o desenrolar e o fim da narrativa.


Nao pretendo contar aqui todos os detalhes, mas o longa eh muito interessante e envolvente. Mimi, uma garota parisiense, se apaixona por Oscar, um escritor americano decadente. Os dois experimentam o sexo de forma irracional e intensa. Com o passar do tempo, Oscar se entedia e Mimi continua cada dia mais apaixonada. Ela passa a viver com o mesmo, e este a humilha e a destrata. Mimi engravida e ele a manda para Martinica, mas antes, paga um aborto. No fim, ela retorna, ele sofre um acidente (nao vou contar como ele fica paralitico, assista).

Dirigido por Roman Polanski (O Pianista) em 1992, o filme trata de forma avassaladora as relacoes de amor, odio e vinganca presentes nos coracoes humanos. Muitas mulheres, acredito eu, ja sentiram na pele a dor de nao ter um amor correspondido, a humilhacao, o ciume, o desgaste da relacao. Oscar desperta a mulher que havia em Mimi, ela era gentil e meiga, mas no final ela transforma-se. E a vinganca comeca.
 Mais linda, impossivel!

Dizem que eh um dos melhores filmes de Polanski e concordo plenamente. Ele consegue dirigir suspenses e dramas com maestria e pra quem nao sabe, Polanski era casado com a atriz Sharon Tate e esta foi morta pela gangue liderada por Charles Manson. Seus trabalhos mostram as desilusoes, os medos, as decepcoes, as frustracoes e de como somos frageis perante as fatalidades e as emocoes. Ao meu ver, somos "vitimas do contexto e da realidade", pois alteramos nossa personalidade em algumas situacoes. No caso de Mimi, esta era inocente e cheia de vida e Oscar, mais experiente, a envolve e a larga automaticamente:

- "Eu nao abandonei Mimi por uma mulher em especial. Eu a abandonei para ficar com toda a raca feminina". Que lindo, nao?


Nao tive pena em nenhum momento de Oscar, ela devolveu a dor com a mesma moeda. Aqui se faz, aqui se paga. Pois o amor e o odio andam na mesma direcao.

Tenembaum

Trailer de Lua de Fel (1992):




Informações Técnicas
Título no Brasil:
  Lua de Fel
Título Original:  Bitter Moon
País de Origem:  França / Inglaterra / EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 139 minutos
Ano de Lançamento:  1992
Site Oficial: 
Estúdio/Distrib.:  Spectra Nova
Direção: 
Roman Polanski
 



1 comment: