Tuesday, March 22, 2011

Alien : O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)





 Ola pessoal! Infelizmente fiquei uma eternidade sem publicar nada, pois minha agenda esta  apertada .Enfim, inicio a semana com um filme espetacular de ficcao cientifica: Alien - O Oitavo Passageiro!
Meu querido pai falou desse filme quando eu tinha uns 8 anos e soh assisti 20 anos depois. Nao sei porque ele nao alugou...acho que na epoca estavamos sem video cassete.
Sob a batuta de Ridley Scott (Gladiador), o filme eh tenso, assustador e brilhantemente idealizado. Scott reuniu o que havia de melhor em se tratando de direcao de arte e roteiro. Chega de falatorio e vamos ao que interessa:
    Os tripulantes da nave Nostromo recebem um chamado de um planetoide e decidem aterrissar e explorar o local (pessima ideia). O personagem interpretado por John Hurt encontra ovos melequentos e decide dar uma espiada. E eh claro que o alien da um pulo de dentro do casulo e o infecta! Eca!
Tentam retirar o alien do pobre coitado, porem o bicho pula de dentro do estomago dele e desaparece na imensidao da nave. E agora? Agora corre!!!


    As desavencas dos personagens sao intensas, o panico toma conta de todos, pois o monstro ta a solta e eh hora de caca-lo. Porem, "nosso amigo" eh mais esperto, aniquilando os tripulantes, exceto a maravilhosa Tenente Ripley (Sigourney Weaver). Nao vou contar mais nada! Shhh!
    
    A direcao de arte eh perfeita e detalhista. Logo depois de George Lucas ter lancado Star Wars, Scott decide focar nesse suspense, misturando efeitos graficos, ficcao cientifica, horror e o resultado, como todos ja sabem, eh ESPETACULAR! Nostromo, a nave gigante que serve  de moradia para os tripulantes eh assustadora, e a sensacao de claustrofobia chega a arrepiar, parece que nao dah nem pra respirar la dentro. E a perseguicao final entre Ripley e a besta de sangue acido faria Hitchcock tremer!
    H.R. Giger e Michael Seymour, responsaveis por direcao de arte e efeitos visuais (respectivamente) trabalharam duro e pesquisaram inumeras fontes para conceber nosso querido alien e ganharam o oscar merecidamente!
Sem duvida, um filme memoravel, assustador, " a masterpiece".

Tenenbaum

No comments:

Post a Comment