Tuesday, April 15, 2014

E O Vento Levou (Gone With the Wind, 1939)

"Frankly my dear, I dont give a damn". Rhett Butler


Escrever sobre esse filme representa muito pra mim. Assisti em 1991 e nunca mais esqueci...se nao fosse pelos meus pais acho que nunca teria me interessado por tao grandiosa pelicula.
Todos os elementos, desde adaptacao, figurino, trilha sonora e elenco me enchem os olhos e o coracao ate hoje.
Baseado no livro da escritora Margaret Mitchells e lancado em 1936, o livro conta a historia de Kate Scarlett O`hara (Vivien Leigh) e sua familia. Todos vivem em harmonia em Atlanta e arredores, porem a Guerra Civil Americana eclode, trazendo fome e miseria para todos. Antes das batalhas, o mundinho de Scarlett se resumia a flertes, almocos ao ar livre e seu amor platonico por Ashley Wilkes (Leslie Howard), este noivo de sua prima Melanie (Olivia de Havilland). Em uma festa, conhece o gala-cafajeste Rhett Butler, que tenta de todos os artificios para conquista-la. Porem, seu coracao eh de Ashley! Ah!

Oh, Ashley...I love you!

Os rapazes sao convidados para a guerra, alguns retornam, outros sao mortos. E a partir de entao inicia-se a saga de Scarlett, que amadurece na marra em meio a destruicao de sua tao estimada Tara.
Com os Yankees avancando e tomando conta do Sul, ela precisa trabalhar na plantacao de algodao, bem como sua familia. 

"Oh Deus eu juro eles nao vao acabar comigo!"

O que me chama a atencao eh a qualidade e a grandiosdade da producao e sua envolvente historia. Vivien Leigh ganhou o Oscar de Melhor Atriz e Hattie MacDaniel eh a primeira atriz negra a ganhar um Oscar.
A forca de Scarlett, a transicao da adolescencia para a vida adulta "em meio as brumas", as dificuldades da do pos-guerra e a dor da perda em todos os sentidos fazem com que a personagem "mude" a visao que possui do mundo, mudando assim a si propria.
Scarlett eh o tipo de personagem que marca, ora com sua teimosia, ora com sua determinacao, e sua forca de sobrevivencia chegando ao ponto de roubar o marido da propria irma para salvar sua tao estimada Tara.

 
"A terra eh somente o que fica."

Nao tenho mais palavras para descrever grandiosa obra de arte que pra mim eh sem duvida o melhor filme de todos os tempos. Assista. Leia o livro e se apaixone por Scarlett.

1 comment: