Saturday, January 1, 2011

Scarface (Scarface, 1983)


Vou iniciar o ano escrevendo sobre um dos meus filmes de "cabeceira": Scarface!

 - " Voce eh um babaca de merda!"

Com argumento de Oliver Stone e direcao de Brian de Palma, o longa eh um remake de Scarface - A Vergonha de uma Nacao, (1932), baseado num romance de Armitage Trail, sob a  batuta de Howard Hawks.
Oliver Stone ambientou o novo Scarface na decada de 80 e mudou a cidade - de Chicago para Miami, dando um outro ritmo a historia.

 - "Olha o cara mau passando! hehe..."

Scarface eh um dos filmes mais violentos ja feitos, onde Al Pacino fala "fuck" 182 vezes! Ha rumores de que a banda americana de pop punk Blink 182 adotou o 182 devido as inumeras vezes que Pacino diz "fuck". Recebeu tres indicacoes ao Globo de Ouro, incluindo Al Pacino para Melhor Ator, Steven Bauer para Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora:  a dancante "Push it to the Limit", de Paul Engemann, eh a minha favorita.

  " - O Jose!!!"

A pelicula conta a historia de Tony Montana,um refugiado cubano que entra ilegalmente nos EUA junto com seu camarada, o fiel Manny (Steven Bauer). Certo dia, os dois amigos  conhecem os principais capangas de  Frank Lopez (Robert Loggia), um poderoso traficante e logo estao empregados no mundo das drogas. A ascensao de Montana no grupo eh meteorica e este se mete numa emboscada promovida pelo seu chefe Frank Lopez, que fica furioso ao saber que Tony fez um negocio sem sua permissao. E eh a partir desse incidente que Montana vira o chefe do grupo e enriquece de forma ilicita, montando um imperio. Ambicioso, faz negocio por todo o pais e assim sendo, desperta a atencao dos federais.

 - " Die, die, die!!!"

Assim que conhece a esposa de Lopez, Elvira (Michelle Pffeifer), Montana tenta chamar a atencao da loira, mas esta nao lhe da atencao, tratando-o de forma grosseira. Ha uma cena hilaria onde Montana e Elvira estao dancando e ela diz que ele veio de um cargueiro. "- Eu sou um refugiado politico!" diz ele.
O que mais me chama a atencao nao eh a historia em si, mas a performance de Pacino: sua inquietacao, sua obcessao pelo poder e o ciume doentio que sente da irma Gina (Mary Elizabeth Mastrantonio) o tornam um personagem marcante e envolvente. Voce o odeia, mas tambem o adora, parece que ele diz o que a gente tem vontade de dizer. Sua ascensao e queda nos mostra que o mundo realmente eh seu, onde eh possivel desfrutar de tudo, porem ha o outro lado da moeda.
A cena do restaurante e a cena da mansao sao um espetaculo aos olhos e ao coracao! Empolgantes, violentas e tensas. Montana nao respeita ninguem, nao segue regras. O mundo eh realmente dele.

  -"Say hello to my little friend!"

O longa mostra de forma crua o mundo das drogas, como jamais foi mostrado. Possui um ritmo que prende o telespectador e claro, o Al Pacino da um show de qualidade e interpretacao. As cenas de violencia e palavroes dao o tom que a historia necessita: voce nao sabe se ri ou se fica chocado, mas nao importa: queremos ir ate o final para saber qual sera o fim de Montana e sua patota.
Um classico que continua atual.
Nao importa quantas vezes eu assista, o personagem fica na nossa cabeca, bem como sua trajetoria. Decerto, eh o papel mais importante de Al Pacino, transformando-o num icone, uma lenda viva!

Tenembaum










1 comment:

  1. Veja só um animal como Tony tinha um parâmetro, mulheres e crianças não!

    Aqui e hoje não existe honrar.

    Mas é meu filme mais f...de todos os tempos!

    ReplyDelete