Sunday, December 26, 2010

Esqueceram de Mim (Home Alone, 1990)


Eh Natal! Epoca de reunir a familia, os amigos, abrir os presentes, se esbanjar na ceia...e assistir a um dos filmes mais divertidos que retratam essa data: Esqueceram de Mim!
Esqueceram de Mim eh um dos meus filmes prediletos. Adorava assistir as travessuras que Kevin (Macaulay Culkin) pregava nos bandidos! Qual crianca nunca sonhou em ficar sozinha em casa e bancar o adulto?

 - " Ta quente!"

A familia de Kevin (tios, primos, pais e irmaos) embarcarao a Paris para comemorar o Natal. Num pequeno desentendimento, a mae de Kevin (Catherine O`hara) deixa Kevin de castigo no sotao. Eis que o dia da viagem chega, a eletricidade acaba, o despertador nao toca e toda a familia se ve atrasada para o embarque.
Na confusao, a familia esquece o pequeno Kevin no sotao e sua mae so se da conta disso dentro do aviao, ja proximo a Paris.  
Ela tenta desesperadamente pegar um voo de volta a Chicago, mas todas suas tentativas foram em vao. Eis que conhece um bando de musicos que estao indo para Milkauwee de carro e passarao proximo a Chicago. Kate embarca com eles, a fim de resgatar o filho esquecido. Dentre os musicos esta o ja falecido John Candy, interpretando um tocador de polka!?


 - "Que pessima mae eu sou!"

Os bandidos Marv e Harry estao de olho nas casas das redondezas e decidem assaltar o lar dos Maccalister, porem Kevin esta na casa...sozinho! Interpretados por Joe Pesci (adoro) e Daniel Stern os pobres coitados sofrem na pele (literalmente) as traquinagens de Kevin que fara de tudo para que os "Wet Bandits" nao entrem na sua casa!

Kevin espalha diversas armadilhas pela casa: degraus cheios de cola, enfeites de natal no chao (para pes desavisados), macaneta da porta em brasa, agua nas entradas (neve e agua: combinacao escorregadia!), ferro de passar voador, enfim, uma serie de armadilhas que ficaram para sempre na memoria das criancas que viveram na decada de 90. Quem nunca quis ser o Kevin pelo menos uma vez e transformar a casa num campo de guerra?

 - "ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!"

Dirigido por Chris Columbus (Harry Potter e a Camara Secreta) e roteiro de John Hughes (Clube dos Cinco, Mulher Nota 1000), o longa fez um sucesso estrondoso lancando Macaulay Culkin ao estrelato. O ator-mirim se tornou o mais bem pago de Hollywood. Hoje Macaulay vive no ostracismo, participando somente de filmes alternativos como "Party Monster", onde interpreta um gay que assassina seu companheiro a marteladas.

 - "Fique com o troco seu animal!"

Se me perguntam qual eh minha cena favorita fico na duvida. Porem, a cena que Kevin liga a TV e bota o entregador de pizza pra correr eh impagavel!
" - Keep the change, you filthy animal!". Sensacional!
Mais uma dica de um filme memoravel para se assistir nao somente no Natal, mas em qualquer outra data ou sempre que der vontade.

Tenembaum

No comments:

Post a Comment